BDBComp
Parceria:
SBC
Um Modelo para Incorporação de Automonitoramento da Aprendizagem em STI

Edson Pinheiro PimentelNizam OmarVilma Fernandes de França

Pesquisas em Educação têm evidenciado que a aprendizagemefetiva acontece quando os aprendizes têm o controle da própriaaprendizagem. O ensino de habilidades metacognitivas em conjunto com aavaliação contínua da aprendizagem e o respectivo feedback para o alunosão essenciais neste processo, de modo que o aluno aprenda a aprender.Este trabalho apresenta resultados iniciais de uma pesquisa em andamentoque tem por objetivo propor um modelo para a incorporação de mecanismosque possibilitem o automonitoramento de processos metacognitivos, aavaliação e o acompanhamento contínuo da aprendizagem em Sistemas deTutoria Inteligente. : Research in Education has evidenced that effective learninghappens when students have the control of their learning. Teachingmetacognitive skills in set with continuous learning assessment and therespective feedback to student are essential in this process, in way thatstudent can learn how to learn. This paper presents the initial results of aresearch in progress that aims to design a model to add in Intelligent TutorialSystems tools that make possible metacognitive processes self-monitoring,assessment and continuous learning accompaniment.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/13/1/004.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD