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STI-I: Sistemas Tutoriais Inteligentes que Integram Cognição, Emoção e Motivação

Lúbia Mara Lopes RodriguesMarco Carvalho

Os Sistemas Tutoriais Inteligentes (STI) tradicionais são geralmentefocados nos aspectos cognitivos, não dando a atenção devida aosaspectos emocionais e motivacionais do processo de aprendizado. Este trabalhopropõe extensões aos conceitos tradicionais de STIs, descrevendo asbases teóricas e práticas do modelo STI-I, que busca integrar todas essasquestões em um modelo único. O STI-I objetiva assistir individualmente osestudantes no processo de aprendizagem, considerando-os como seres integrais.Para atingir esse objetivo são capturadas informações durante o processode tutoria, para suprir as estruturas de inferências do modelo integradodo estudante com os dados necessários. O modelo é usado pelo Módulode Diagnóstico para prescrever as atividades de ensino e aprendizagempara o estudante, além de indicar ações visando manter o nível adequadode motivação. A arquitetura proposta para o STI-I foi implementada em umprotótipo computacional denominado ECoM, o que tornou possível avaliarexperimentalmente os conceitos e práticas propostos. O presente trabalhodescreve os fundamentos da pesquisa, a arquitetura proposta, o experimentoe seus resultados. : The traditional Intelligent Tutoring Systems are generally focusedon the cognitive issues of the learning process and do not deal with itsemotional and motivational aspects. This paper proposes extensions to thetraditional ITS concepts and describes the theoretical and practical basis ofthe ITS-I, which intends to integrate all these issues in the same model. TheITS-I aims at giving the student personalized assistance, regarding them aswhole beings. To achieve this goal information is captured during the tutoringprocess, in order to supply the inference structures of the integratedmodel. The model is used by a Diagnostic Module to prescribe the learningobjects to the student, whilst keeping the adequate level of motivation. Thearchitecture proposed for the ITS-I has been implemented in a prototypenamed EcoM, which has made it possible to evaluate experimentally theconcepts and practices here indicated. This paper also describes the experimentand its results.

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