BDBComp
Parceria:
SBC
Um Modelo de Suporte à Avaliação Formativa no Ambiente Teleduc

Joice Lee OtsukaThaisa Barbosa FerreiraRicardo Luís LachiHeloísa Vieira da Rocha

A busca por mudanças na avaliação, passando de um modelo baseado em testes pontuais para uma avaliação formativa, tem sido alvo de formadores tanto em cursos presenciais quanto a distância. Na modalidade a distância, esta forma de avaliação tem relevância ainda maior, possibilitando o acompanhamento do comportamento do aprendiz mesmo sem o feedback das interações face a face. Este artigo apresenta as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas para prover, no ambiente TelEduc, um suporte flexível à avaliação formativa, de acordo com as necessidades e objetivos pedagógicos de cada formador. A new way of assessment, which abandons traditional model based on tests to a more formative assessment, has been researched by teachers of both face-to-face and distance courses. In fact, in distance learning courses, formative assessment has still bigger relevance, as it makes possible the ongoing accompaniment of the student's behavior even though face-to-face interactions are not present. This paper presents the ongoing researches at TelEduc Project to increase the formative assessment support according to the necessities and pedagogical goals of each teacher.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/11/2/004.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD