BDBComp
Parceria:
SBC
Moonline: Proposta de um Ambiente baseado na Web para Apoio à Construção Coletiva de Conhecimento

Crediné S. de MenezesTânia Barbosa Salles Gava

Este trabalho apresenta o Moonline, um ambiente baseado na Web para apoio à construção coletiva de conhecimento. Sua abordagem é centrada na oferta de facilidades permitindo que as atividades interativas dos membros de uma comunidade de aprendizagem possam ocorrer da maneira mais eficiente possível. Para atingir seu objetivo a proposta de ambiente é enfática na exploração de quatro eixos importantes para flexibilizar, dinamizar e facilitar o processo de aprendizagem: a automação de tarefas, a integração de conteúdos, a individualização das interfaces e a dinamização da interação entre os atores do processo. O Moonline propõe o uso de mapas conceituais para integrar e disponibilizar conteúdo, além de oferecer um ambiente personalizado para cada um de seus usuários. Ao contrário da maioria dos ambientes da mesma natureza, centrados em disciplinas específicas, o Moonline é centrado nos alunos de um curso, quer seja presencial ou a distância. Além disso, ele considera o conjunto das disciplinas já estudas e aquelas que o aluno precisará estudar no futuro, tendo com referencial a sua grade curricular. This paper presents Moonline, a web-based environment for supporting knowledge construction in learning communities. Its approach is centered on offering facilities to allow members of a learning community to accomplish their interaction activities in the best way. In order to achieve its goals the proposed environment emphasizes four important guidelines to make the learning process flexible, dynamic and easier. These guidelines are: automation of tasks, integration of contents, individualization of interfaces and improvement of interaction among participants in the process. Moonline proposes the use of concept maps to integrate and offer contents. It offers a customized environment to each user. Unlike the majority of the similar environments that are centered on specific subjects, Moonline is centered on course students, regardless of the type of course (face-to-face and distance learning courses). Also, it takes into account the set of subjects previously learned by the student, as well as the subjects that the student is yet to study, according to the curricular grid.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/10/2/002.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD