BDBComp
Parceria:
SBC
Evolução Dinâmica de um Curso a Distância Modelado por Workflow

Graziela Flores KundeMaria Aparecida SoutoJosé Palazzo Moreira de Oliveira

O objetivo deste artigo consiste em caracterizar as mudanças dinâmicas que podem ocorrer no esquema conceitual de um curso para apoiar um ambiente na Web para oferecer o ensino em ambiente distribuído por meio de navegadores. Esta atividade faz parte do Projeto Tapejara/ProTeM CNPq-CC. O conteúdo do curso é representado conceitualmente e executado como um workflow . São analisadas as modificações no plano do curso (esquema conceitual) e as repercussões destas modificações nas atividades dos alunos inscritos. A utilização da tecnologia de workflow com suporte à evolução de esquemas permite uma melhor interação entre o professor e os alunos, e uma maior flexibilidade na construção e manutenção de cursos a distância. The main goal of this paper is the characterization of the dynamic evolution in the conceptual schema of a Web to support distributed learning through browsers. The course content is conceptually modelled and executed as a workflow. A detailed analysis is developed to characterise the course conceptual schema modifications and the repercussion in the student's activities. The use of workflow technology with evolution enables a best interaction between the teacher and the students, and a bigger flexibility on the construction and maintenance of distance courses.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/9/1/003.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD