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Um Experimento de Modelagem Dinâmica Semiquantitativa com a Utilização da Técnica dos Hexágonos

Arion de Castro Kurtz dos SantosFábio Ferrentini SampaioLaércio Ferracioli

O presente artigo relata um pequeno experimento realizado com alunos de Mestrado sobre o desenvolvimento de modelos semiquantitativos utilizando o ambiente de modelagem VISQ e posteriormente STELLA. A concepção, elaboração e representação dos modelos incluiu uma fase conceitual utilizando a técnica dos hexágonos (ídones - combinação de idéia e ícone). Um modelo clássico, para elos não lineares acoplados, apresentado na obra de Forrester, foi utilizado como um parâmetro para definir a atividade e como um critério de validação. Os resultados sugerem que parece ser recomendável, antes de partir direto para o computador, passar por uma fase de desenvolvimento do modelo conceitual com ídones. Embora tenha sido muito simples o modelo desenvolvido com STELLA, quando comparado ao padrão de Forrester, os resultados mostraram que os estudantes foram capazes de construir um diagrama de fluxo tendo como base o modelo previamente desenvolvido em VISQ. This paper reports a small experiment carried out with Masters students about the development of semiquantitative models using the VISQ modelling system and afterwards STELLA. The conception, elaboration and representation of the models included a conceptual phase using the hexagon technique (idons ñ combination of idea and icon). A classical model, for coupled non linear feedback loops, presented by Forrester, was used as a parameter to define the activity and as a validation criteria. Results suggest that it seems recommendable, before going straight to the computer (VISQ), taking the student through a phase of developing the conceptual model with idons. Despite being very simple the model developed with STELLA, when compared to the Forrester pattern, results showed that students were able to construct a flux diagram taking into account the VISQ model which was previously developed.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/7/1/003.pdf

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