BDBComp
Parceria:
SBC
Exploração do Uso de Realidade Virtual no Aprendizado de Habilidades Acadêmicas para o Ensino Fundamental

Regina Borges de AraujoAndré Luiz BattaiolaCelso Goyos

Discriminação condicional tem sido o objeto de estudo no campo da Psicologia Educacional desde o século anterior. O aprendizado em tarefas de discriminação condicional pode ser baseado no procedimento de matching-to-sample, no qual os conceitos são aprendidos através de relações, sem ensino direto. Entre estas relações, algumas podem ser identificadas como as que incluem o universo da linguagem oral e escrita, bem como a rede de relações entre eventos que podem ser aplicados ao ensino de línguas, matemática e ciência, bem como outros assuntos. Este artigo descreve um projeto que está sendo desenvolvido pelos Departamentos de Psicologia e Ciência da Computação da Universidade Federal de São Carlos, no qual se usa a realidade virtual como uma interface natural para o aprendizado em tarefas de discriminação condicional. Este projeto objetiva explorar tanto a aquisição das discriminações condicionais como as estratégias de ensino, e também a performance conjunta de crianças em discriminação condicional, através de jogos educacionais em ambientes virtuais multi-usuários na Internet. Conditional Discriminations have been the object of study in the Learning Psychology field since early this century. The learning of conditional discrimination tasks can be based on the procedure of "matching-to-sample", in which concepts are learned through relations, without direct teaching. Among these relations, some can be found which comprise the universe of oral and written language, as well as a network of relations among events that can be applied to the teaching of languages, math and sciences, as well as other subjects. This paper describes a project being developed by the Psychology and Computer Science Department of São Carlos Federal University, which uses virtual reality as a natural interface for the learning of conditional discriminations tasks. The project aims to explore both the acquisition of conditional discriminations as a teaching strategy; and the joint performance of children in conditional discrimination, through multiuser virtual environments of educational games in the Internet.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/4/1/003.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD