BDBComp
Parceria:
SBC
Análise Microgenética de Processos Cognitivos em Contextos Múltiplos de Resolução de Problemas

Maria Teresa E. MantoanMaria Cecília MartinsRosana Giaretta Sguerra Miskulin

Na constituição do conhecimento, as dimensões funcional (saber fazer) e estrutural (compreender) se complementam. A fusão dessas duas dimensões permite uma análise mais abrangente do processo e do produto intelectual de sujeitos em situação de resolução de problemas. Estudos realizados por Mantoan (1995), Miskulin (1994) e Martins (1994) analisam os microdesenvolvimentos cognitivos de sujeitos realizando atividades envolvendo conceitos de geometria plana e espacial e de composição musical. Excertos destes estudos são apresentados para demonstrar a funcionalidade da inteligência e o encadeamento dos aspectos axiológicos, teológicos e lógicos na transformação do conhecimento em ação e da ação em conhecimento. Os Sistemas Abertos de Ensino são apontados como contextos educacionais propícios para se analisar microgeneticamente o sujeito cognoscente. Microgenetic Analysis of Cognitive Processes in Multiple Contexts of Problem Solving. In the constitution of knowledge, the functional dimension (to know how to do) and the structural dimension (to understand) complement each other. The combination of these two dimensions allows for a more encompassing analysis of the intellectual product and process of subjects in a problem solving situation. Studies conducted by Mantoan (1995), Miskulin (1994) and Martins (1994) analyze the cognitive microdevelopments of subjects carrying out activities involving concepts of plane and spatial geometry and music composing. Excerpts from these studies are presented to demonstrate the functional aspects of the intelligence and the interrelation of the axiological, theological and logical aspects of knowledge into action and of the action into knowledge. The Open Teaching Systems are indicated as educational contexts appropriate to analyze the cognoscent subject microgenetically.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/3/1/003.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD