BDBComp
Parceria:
SBC
QSabe - Trocando Experiências sobre Informática Educativa em uma Rede de Educadores

Crediné S. de MenezesOrivaldo de Lira TavaresJosé M. Pessoa

A implantação do Programa Nacional de Informática Educativa (PROINFO) envolverá um enorme contingente de educadores, trabalhando em regiões dispersas pelo país. O sucesso do programa depende fortemente da capacidade de cooperação e troca de experiências entre os educadores envolvidos. Este trabalho propõe um sistema de distribuição inteligente de mensagens que visa facilitar o processo social de compartilhamento de experiências. O QSabe é um serviço de perguntas e respostas, capaz de catalogar dinamicamente o perfil de especialistas do conhecimento (colaboradores) e atuar como um distribuidor inteligente de mensagens. Utilizando a metáfora de ambientes groupwares, o QSabe atua como um assistente interpessoal, permitindo que cada membro do grupo participe dos trabalhos, formulando ou respondendo perguntas. Utilizando teorias e técnicas de compreensão de texto, o sistema é capaz de identificar o conteúdo de uma pergunta e, através de técnicas de aprendizagem automática, aprender o perfil de cada respondedor/colaborador. The implantation of the National Program for the Educational Informatics (PROINFO), will involve a huge amount of educators, working in different regions of the country. The success of the program strongly depends on the mutual cooperation and interchange of experiences among the involved ones. This work proposes an intelligent distributor messages system which aims to make the share of experiences easier. The QSABE is a Questions-and-Answers service, able to list dinamically the knowledge specialist profile and perform as an intelligent distributor of messages. Using the enviroment metaphor of groupwares, the QSABE acts as a personal assistent, allowing each group member to take part of the jobs, asking and/or answering questions. Taking advantage of the text comprehension technics and theories the system is able to identify the content of a question and through automatic learning technics it acquires each colaborator/responserer profile.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/2/1/007.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD