BDBComp
Parceria:
SBC
Astral: Um Ambiente para Ensino de Estruturas de Dados através de Animações de Algoritmos

Islene C. GarciaPedro J. de RezendeFelipe C. Calheiros

Estendemos as abordagens passiva e ativa utilizadas para ensino de algoritmos e estruturas de dados através de recursos de animações gráficas, introduzindo uma nova abordagem construtiva e descrevemos o ambiente Astral projetado para explorar seus benefícios no contexto do ensino de disciplinas de graduação na área de computação. Nesta abordagem, além do estudante ter acesso a aplicativos exemplos providos de animações gráficas que ilustram o funcionamento de algoritmos, ele também realiza suas próprias animações durante o processo de implementação da estrutura e dos algoritmos de maneira simplificada mas com visualização gráfica notável e resultados sensivelmente positivos na aprendizagem. We extend the passive and active approaches employed in teaching algorithms and data structures using resources of graphics animations, introducing a new constructive approach and we describe the Astral programming environment designed to explore its benefits in the context of undergraduate disciplines in the computer science field. In this approach, a student, besides having access to sample applications with graphical animations that show the behavior of the algorithms, can also build his own animations during the implementation process in a rather simple manner, producing graphical visualization and leading to positive results in the learning process.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/1/1/006.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD